A 21 de Junho deste ano foi inaugurada a 1ª Biblioteca da "Rede de Bibliotecas Públicas" nos Açores. Foi a Biblioteca Municipal de S. Roque do Pico, na Ilha do Pico. Um artigo publicado "Expresso das Nove" no passado dia 7 de Novembro elucida-nos melhor sobre esta nova Biblioteca. Projectada pela arquitecta Joana Coelho, a Biblioteca Municipal de S. Roque do Pico tem a particularidade de integrar dois instrumentos de recolha daquilo que é produzido, ao nível do conhecimento, nos Açores: o Fundo Local e o Fundo Regional. De uma forma mais concreta, o objectivo destes instrumentos é recolher, separar e organizar todo o tipo de "conhecimento produzido nos Açores", sendo que o Fundo Local se dedica, exclusivamente, à ilha do Pico. "Esta é uma biblioteca do tipo BMa, segundo a tipologia atribuída às bibliotecas municipais da Região Autónoma dos Açores, fazendo também parte da Rede Nacional de Bibliotecas Municipais", revelou a este jornal Nicolau Marques, técnico responsável pela biblioteca de S. Roque do Pico.
Esta infra-estrutura é constituída por duas grandes secções: a secção de adultos e a secção infanto-juvenil. Na primeira existem vários espaços distintos que compreendem a zona de empréstimo, de consulta, multimédia com acesso à internet, equipamento audiovisual e a zona de periódicos.
No que à zona de empréstimos diz respeito, os leitores podem encontrar todo o tipo de documentos passíveis de empréstimo domiciliário. Estes documentos podem também ser consultados na biblioteca, assim como um conjunto de outros documentos (dicionários, enciclopédias, atlas, publicações periódicas, entre outros). "Estes espaços estão organizados de forma a proporcionar um conjunto de serviços aos utilizadores da biblioteca. Alguns exemplos destes serviços são o empréstimo domiciliário, a consulta local, catálogo informatizado, impressão e digitalização de documentos, serviço de apoio e informação, acesso a novas tecnologias da informação e comunicação". A informação foi avançada por Nicolau Marques.
A secção infanto-juvenil, por sua vez, está organizada de forma semelhante, embora não possua um espaço de consulta de periódicos. Têm, antes, uma sala destinada à realização de várias actividades como a hora do conto, diversos ateliers, entre outros.
De acordo com Nicolau Marques a biblioteca disponibiliza aos seus leitores cerca de 3.700 títulos, que abrangem todas as áreas do conhecimento, desde a literatura (uma das áreas mais representativas da biblioteca) às ciências naturais e sociais. A biblioteca foi inaugurada no dia 21 de Junho, tendo aberto as suas portas à população de S. Roque do Pico há apenas dois meses. "Ainda é cedo para avaliar o número de pessoas e respectivas faixas etárias que utilizam a consulta pela internet. No entanto, é notório que é um dos espaços mais procurados pelos utilizadores da biblioteca", revelou Nicolau Marques a este jornal.
Na opinião do técnico responsável pela biblioteca, o concelho de S. Roque do Pico está bem equipado no que respeita ao acesso gratuito às novas tecnologias. Isto é, existe, na Vila de S. Roque, o Centro Multimédia e o Clube de Informática, bem como o Posto Municipal da Prainha. "A nova biblioteca municipal é, pois, mais um espaço onde os munícipes podem usufruir deste serviço", conclui Nicolau Marques.
Promoção da leitura e do livro A Biblioteca Municipal de S. Roque do Pico irá desenvolver, brevemente, actividades que estarão preferencialmente direccionadas para a promoção da leitura e do livro e que irão contemplar diferentes públicos: "Algumas destas actividades irão ser desenvolvidas em parceria com uma outra biblioteca da ilha do Pico, na tentativa de alcançar com maior sucesso o objectivo proposto, que é o de criar e reforçar hábitos de leitura entre a população deste concelho e concelhos adjacentes", afirmou Nicolau Marques. Alguns exemplos de actividades que irão ser desenvolvidas pela biblioteca municipal de S. Roque do Pico, ao longo deste ano e do próximo, são a Hora do Conto, exposições, actividades de promoção da leitura, entre outros.
Tibério Cabral tiberio.cabral@sapo.pt
E um vídeo alusivo: A " Rede de Bibliotecas Municipais" (RBM) da Região Autónoma dos Açores, é um Programa conexo à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). Nos Açores a RBM iniciou-se em 1996, com a criação de um Grupo de Trabalho que teve por propósitos o estudo e definição das linhas de orientação relativas implementação da rede de Bibliotecas Municipais, bem como proceder às medidas necessárias para a instalação definitiva do mesmo. Em 1999 foi publicado o Decreto Legislativo Regional que cria o Sistema Regional de Leitura Pública. Seguiram-se outros diplomas legislativos concernentes até que finalmente, em Maio de 2003, procedeu-se à apresentação pública da Rede de Bibliotecas Municipais da RAA, numa sessão oficial em que marcaram presença autarcas, bibliotecários, arquitectos e comunicação social, Nesta sessão deu-se início à abertura da apresentação das candidaturas. A estrutura e composição das Bibliotecas Municipais (BM) da RBM - RNBP nos Açores assume notórias diferenças relativamente às BM do continente. Referem-se, de seguida, alguns aspectos: I. TipologiasAs bibliotecas são dimensionadas em 3 tipologias, tendo por base o número de habitantes de cada concelho, designadamente: - BMa - Menos de 6000 habitantes. Área: 377 m2
- BMb - Entre 6000 e 12000 habitantes. Área: 533 m2
- BMc - Mais de 12000 habitantes . Área: 995 m2
II. Distribuição geográfica das tipologiasA distribuição geográfica a seguir apresentada não inclui os concelhos de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, uma vez que já existem Bibliotecas Públicas Regionais nesses concelhos. Com excepção da Biblioteca Municipal de S. Roque do Pico as restantes encontram-se em fase de projecto, aprovação ou construção. Grupo Oriental: - 1 BMa (Nordeste)
- 3 BMb (Vila do Porto, Povoação e Vila Franca do Campo)
- 2 BMc (Lagoa e Ribeira Grande)
Grupo Central: - 5 BMa (Stª Cruz, Velas, Calheta, Lajes e S. Roque)
- 1 BMb (Madalena)
- 1 BMc (Praia da Vitória)
Grupo Ocidental: - 3 BMa (Lajes, Stª Cruz e Corvo)
III. Quadro de Pessoal:De seguida refere-se o Quadro de Pessoal mínimo relativo a cada tipo de Biblioteca: BMa – 5 funcionários, dos quais: - 1 Técnico Superior BD
- 3 Técnico Profissionais BD
BMb – 6 funcionários, dos quais: - 1 Técnico Superior BD
- 4 Técnico Profissionais BD
BMc – 9 funcionários, dos quais: - 1 Técnico Superior BD
- 6 Técnico Profissionais BD
Consultar informações mais detalhadas sobre a "Rede de Bibliotecas Municipais" da RA Açores.
Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Associações e Instituições de Bibliotecas, Equipamento Instalações e Mobiliário, Serviços de Biblioteca |